Falha na Sincronia entre iTunes e iPhone

Ao receber mensagens de erro na sincronização entre iTunes e iPhone sem muita descrição da causa, comecei um processo de investigação para determinar o culpado e corrigir o problema.

Recentemente meu iTunes passou a exibir a seguinte mensagem de erro ao final da sincronização: “O arquivo solicitado não pode ser encontrado.”

Mas que tipo de erro é esse? Qual é o arquivo solicitado? Como descobrir mais informações?

Não consegui descobrir se o iTunes registra informações em algum lugar além do system.log que pudessem ajudar a descobrir a origem do problema. Então como solucionar?

Bem… sabia que era a sincronização de algum arquivo, então existem uma forte chance de ser algum problema com alguma música, vídeo, podcast ou foto que costumo sincronizar. Então entra em cena as habilidades investigativas nerd: desabilitei o sincronismo de tudo menos das informações e aplicativos; para depois habilitar uma por uma para descobrir o culpado.

Para minha surpresa o culpado era o sincronismo de fotos!

Minha primeira tentativa foi o “Rebuild” do iPhoto. Quando iniciado com as teclas Option e Command pressionadas o iPhoto abre exibindo as opções abaixo para restaurar e reconstruir a fototeca.

Reparar (“Repair“) ou reconstruir (“Rebuild“) a fototeca é muito útil quando a biblioteca está ocupando algumas dezenas de gigabytes e o iPhoto está um pouco lento. Depois desse processo, normalmente nota-se alguma melhora no iPhoto.

Mas infelizmente iTunes continuou apresentando a mensagem de erro…

Pesquisando um pouco no Google, descobri algumas pessoas com o mesmo problema e também a solução: bastava apagar o conteúdo do diretório iPod Photo Cache. Como um cache é normalmente formado por arquivos temporários, não custa nada tentar.

O iPod Photo Cache é um diretório interno da fototeca do iPhoto e serve para armazenar arquivos temporários gerados pelo iTunes – versões otimizadas das suas fotos para iPod, iPhone e iPad. Para localizá-lo, abra o Finde e localize a onde fica a fotoeca do iPhoto – normalmente fica dentro da pasta Imagens. Depois clique no ícone da fototeca do iPhoto com o botão direito (ou Control+Clique) e selecione “Mostrar Conteúdo do Pacote”. Procure pela pasta “iPod Photo Cache” e dê um clique duplo para mostrar o conteúdo. Então selecione todo o conteúdo (subdiretórios e arquivos) da pasta “iPod Photo Cache” e mande para a lixeira.

Uma nova tentativa para sincronizar as fotos com o iPhone e… SUCESSO! Sincronização do iTunes e iPhone sem problemas. Fica a dica.

One thought on “Falha na Sincronia entre iTunes e iPhone

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *