Desabilite a Conta de Convidado

A conta de convidado é um tipo de conta usada para dar acesso temporário ao computador. Ela permite que um usuário use seu Mac sem que você precise criar uma conta específica para ele. Mas também pode criar falhas na segurança permitindo que qualquer um acesse o computador sem senha.

É um tipo de conta útil? De certa forma, sim. Você pode permitir que uma pessoa use seu computador enquanto estiver ausente com uma conta de “Convidado” e você não precisará criar uma conta pra ele. Se a conta de Convidado estiver habilitada, basta ele clicar na tela de login na conta de “Convidado” – ele não precisará nem de senha para iniciar a sessão. Quando o convidado terminar a sessão ou desligar o computador, será avisado que todos os arquivos criados por ele serão removidos. Não é permitido ao convidado alterar qualquer configuração do computador.

Resumindo as características de uma conta do tipo “Convidado”:

  • Pode iniciar uma sessão (login) sem possuir senha;
  • Pode se conectar a pastas compartilhadas remotamente (de outros computadores) sem possuir senha;
  • Não pode alterar as configurações do computador ou informações de outras contas;
  • Não possui acesso aos arquivos de outros usuários, a menos que estejam na pasta “Compartilhado”;
  • Todos os arquivos criados pelo Convidado são removidos ao final da sessão.
  • A conta do Convidado pode ser controlada pelo Controles Parentais.

Desabilitando a Conta de Convidado

O perigo está justamente em permitir que qualquer um possa iniciar uma sessão sem digitar senha, portanto a melhor recomendação é manter a conta de Convidado desabilitada, só habilitá-la quando necessário e desabilitar em seguida.

Para desabilitá-la, siga o passo-a-passo:

1. Em “Preferências do Sistema”, clique no ícone “Contas”;
2. Selecione a conta “Convidado”;

Conta de Convidado

Conta de Convidado

3. Desmarque a opção “Permitir que convidados iniciem a sessão neste computador” (pode ser que precise destravar o cadeado para fazer as modificações);
4. Se você não compartilha nenhuma pasta, desmarque também a opção “Permitir que convidados se conectem a pastas compartilhadas”.

A conta de Convidado pode ser útil em algumas situações, mas se deixada habilitada e abandonada, qualquer um pode acessar ou usar seu computador sem precisar de senha. Seguindo o passo-a-passo acima, seu computador estará um pouco mais seguro e manterá os curiosos afastados.

Em ambientes onde existe forte preocupação com segurança, é obrigatório manter a conta de Convidado desabilitada.

Mas se for extremamente necessário ter uma conta de Convidado habilitada, um forma de controlar melhor o convidado é ativando os controles parentais. Com os controles parentais podemos controlar, por exemplo, quais aplicações o convidado poderá usar, quais sites poderá acessar e com quais pessoas poderá se comunicar. Mas isso é assunto para outro post

E por falar em post, o de hoje me fez lembrar do ditado “convidados dão duas alegrias, uma quando chegam e outra quando vão embora“. Até a próxima!

3 thoughts on “Desabilite a Conta de Convidado

  1. Pingback: Mac OS X Tweets

  2. Pingback: Ricardo Martins

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *