6 Dicas de Segurança para Mac OS X

A atitude é tudo quando tratamos de segurança. Se temos a atitude correta, as chances de um problema aparecer são bem menores.

Mas você deve estar se perguntando: qual é a atitude correta? Não existe uma solução mágica, uma pílula que nos deixe com a atitude correta de uma hora para outra, mas existem algumas dicas que podemos seguir. Essas dicas de segurança formam um conjunto de recomendações e comportamentos para desenvolvermos uma atitude mais pró-ativa com relação a segurança de nossos Macs.

  1. Não use um usuário tipo Administrador para tarefas do dia-a-dia. Leia mais no post Administrador, ser ou não ser;
  2. Marque a opção “Exigir uma senha para desbloquear cada painel das Preferências do Sistema“, em Preferências do Sistema / Segurança;
  3. Utilize o bloqueio de tela para proteger seu Mac enquanto estiver ausente. Leia mais no post Bloquear Tela;
  4. Crie senha seguras, nada de senha em branco, “000”, data de nascimento ou nome do cachorro. Para ajudar, a Apple colocou uma ferramenta para criar senhas no utilitário para alterar senhas;
  5. Ative o firewall do Mac;
  6. Mantenha seu Mac OS X atualizado! Praticamente todos os códigos maliciosos se aproveitam de falhas de software, muitas delas já corrigidas pela Apple, mas que o usuário esqueceu de atualizar.

O que vem por aí?

Cada vez mais pessoas passam a usar Macs e cada vez mais códigos maliciosos, como worms, trojans, key loggers e cia serão lançados para o Mac OS X. Provavelmente não teremos antivírus para Mac da mesma forma que eles existem para Windows, mas é esperada uma grande variedade de produtos de segurança para tornar o e-mail e a navegação na Web mais seguros para usuários de Mac, afinal e-mail e Web são as formas mais comuns de proliferação de ameaças.

4 thoughts on “6 Dicas de Segurança para Mac OS X

  1. Pingback: Ricardo Martins

  2. Quero saber como posso impedir, quando estou no msn, outro computador se conecta com a minha rede, e ve tudo que estou escrevendo no msn, inclusive os meus e-mails. Aguardo a resposta. Estou falando do computador da minha casa (particular) que está acontecendo esse problema. Obrigado.

    • Olá Clementino, você incluiu pouca informação, mas basicamente parece existir duas situações: ou existe um keylogger instalado no seu computador, enviando tudo o que você digita para terceiros; ou se sua rede é wireless, ela pode estar aberta e alguém está usando um sniffer e observando o que você acessa. Muito cuidado com suas informações pessoais, financeiras e Internet Banking! Tanto para computadores Mac quanto Windows existem softwares no mercado que eliminam esses tipos de programas (no caso de um keylogger), mas procure um fornecedor de nome no mercado; não compre em qualquer lugar! Se sua rede é wireless, é preciso verificar se as opções de segurança estão apropriadas. De qualquer forma procure um profissional qualificado para lhe ajudar – esteja ciente de que nem eu, nem o blog, pode ser responsabilizado por suas ações e as consequências que elas podem trazer para seu computador, suas informações e arquivos.

  3. @clementino ibanez do amaral: O melhor é trocar sua máquina por uma mais nova com mais recursos de segurança. Se não puder trocar esta máquina, precisa então salvar o que é importante em um DVD e mandar para um técnico para reformatar e instalar um antivírus.(os programas espiões são dificieis de detectar).
    Não deixa sua senha disponível para ninguem e nem deixa seu MSN para entrar automático quando liga o computador e sua senha tem que ser alterada sempre.
    Cuidado, tem alguem querendo roubar seus dados, mude sua senha bancária e não faça transações via internet da sua casa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *